Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
EDUCACAO EM ENFERMAGEM []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 2   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 2
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:273 - (452)
Autor:Pedrazzani, João Carlos.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Formação do profissional de saúde, estrutura ocupacional e demandas educacionais^ipt / Professional training: occupational structure and educational needs
Fonte:Revista Brasileira de Enfermagem;33(4):477-482, out.-dez. 1980. ^bilus.
Resumo:Aborda a questões sobre a formação; a utilização de recursos humanos e a natureza elitista dominante nas práticas de saúde no país; o monopólio de determinadas categorias profissionais; os problemas nacionais de saúde, como por exemplo, o insuficiente suporte de recursos financeiros, materiais e humanos do MS. Apresenta a distribuição numérica dos níveis profissionais de enfermagem no Brasil (dados de 1973) esboçando a hierarquia existente na profissão. Conclui que o nível de saúde da população basileira está proporcionalmente agravado ao tipo de serviço prestado neste setor. Aponta como principal responsável pelo problema a estrutura social de poder que mantém o controle do processo de profissionais de saúde^ipt.
Descritores:RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE
 PRÁTICA PROFISSIONAL
Localização:OHS/ORH C-01 - 006

  2 / 2
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:2 - (181)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Faleiros, Eneida de Mattos
Título:Fazer, existir, ser: o curso técnico de enfermagem da escola técnica de saúde da Universidade Federal de Uberlândia (1971 a 1995)^ipt To do, to exist and to be: the technical course for nursing at the technical school of health of the Universidade Federal de Uberlândia (1971 to 1995)-
Fonte:Uberlândia; s.n; 1997. 205 p. ^bilus.
Tese:Apresentada a Universidade Federal de Uberlândia para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:Este trabalho teve como objetivo recuperar a trajetória do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia, registrando os acontecimentos e transformações de ordem administrativas e didático-pedagógicas, no período de 1971 a 1995.O percurso escolhido para este estudo foi a pesquisa qualitativa numa perspectiva histórica, utilizando como técnica de investigação a pesquisa e análise documental, história oral e pesquisa de campo.No decorrer dessa história, o Curso Técnico em Enfermagem, nos aspectos administrativos, organizou-se inicialmente como um escola privada submetida ao sistema Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais ( 1971 a 1981). A partir de 1981, organizou-se como escola pública federal, integrada à Universidade Federal de Uberlândia. Nos aspectos didáticos pedagógicos, o agir pedagógicos foi regido por legislações e normas determinadas pela sociedade, pelo sistema educacional, pela própria instituição; pelas concepções das relações entre homem/mundo, sujeito/objeto configuradas nos objetivos e fins da ESCOLA/CURSO, em diversos momentos durante a sua trajetória histórica. Concluindo, a identidade do Curso Técnico em Enfermagem da ESTES/UFU foi constituída pelo seu FAZER, EXISTIR e SER (AU)^ipt.
Descritores:HISTORIA DA ENFERMAGEM
EDUCAÇAO EM ENFERMAGEM
BRASIL
 ESCOLAS DE ENFERMAGEM



página 1 de 1

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3